quinta-feira, 24 de maio de 2012

globalização e o facil acesso a cultura

A Globalização é um fenómeno gerado pela necessidade de formar uma aldeia global que permite interagir e aproximar as pessoas em todo o mundo, tendo em consideração os aspectos económicos, sociais,culturais e
políticos.
A Globalização das comunicações tem um impacto maior na Internet , a rede mundial de computadores que permite a troca de ideias e informações sem limites.
Uma das características é o aumento dos meios de comunicação, telemóveis e computadores,também o acesso ás novas tecnologias como equipamentos cirúrgicos, medicamentos levam a uma maior qualidade de
vida.
De uma maneira geral a globalização é um fenómeno que decorre da evolução dos mercados.








Antigamente para se ter conhecimento precisava-se de comprar livros,revista, jornais e ate viajar.
Quem vivia fora dos centros urbanos não podia frequentar uma boa biblioteca ou visitar um museu.
Apreender era muito caro e ás vezes muito difícil.






Hoje para saber mais basta navegar na Internet e pode-se visitar bibliotecas e museus de todo o mundo.

Deixou de haver fronteiras intransponíveis para o processo do conhecimento.


Podemos aceder a conteúdos digitais, como:

Logótipo Cultura Online

sem sair do lugar, visitar museus
http://museu.rtp.pt/

ler livros,

http://www.bocc.ubi.pt/


Com a crescente globalização, um novo entendimento de aculturação vem se tornando um dos aspectos fundamentais na sociedade. Pela proximidade a grandes culturas e rapidez de comunicação entre os diferentes países do globo, alguns autores ,sustentam que cada cultura está a perder a sua identificação cultural e social, aderindo em parte a outras culturas. Um exemplo disso são elementos da cultura ocidental que são cada vez mais homogéneos em muitos países distintos. Mesmo assim a aculturação não tira totalmente a identidade social de um povo, crendo-se que talvez no futuro não exista uma diferença cultural tão acentuada.














perfil do utilizador

Quando se inicia uma sessão num computador pela primeira vez, é criado um perfil de
utilizador local que é armazenado no disco rígido do computador. Quaisquer alterações
efectuadas no perfil de utilizador local são específicas do computador onde efectuou essas
alterações
Um perfil de utilizador obrigatório é um perfil itinerante utilizado para especificar
determinadas definições para utilizadores individuais ou para um grupo de utilizadores.
Apenas os administradores do sistema poderão efectuar alterações ao perfil de utilizador obrigatório.
  Um perfil de utilizador itinerante é criado pelo administrador de sistema e é armazenado no
servidor. Este perfil está disponível sempre que o utilizador iniciar uma sessão em qualquer
computador na rede. As alterações ao perfil de utilizador itinerante são actualizadas no
servidor.
Os perfis itinerantes permitem que os utilizadores iniciem sessão em computadores num
domínio, enquanto mantêm as respectivas definições do perfil de utilizador.
Os perfis de utilizador estão armazenados numa localização do servidor especificada pelo
administrador.

Texto de Elcelina Rosa Correia Silva

 

Como configurar perfis de hardware para computadores portáteis

Tem de ter a sessão iniciada como administrador ou como membro do grupo Administradores para concluir este procedimento. Se o computador estiver ligado a uma rede, as definições da política de rede também poderão impedi-lo de concluir este procedimento.

Para configurar perfis de hardware:
  1. Clique em Iniciar, clique em Painel de controlo, clique em Desempenho e manutenção e, em seguida, clique em Sistema.
  2. No separador Hardware, clique em Perfis de hardware.
  3. Na caixa Perfis de hardware disponíveis, clique em Perfil ancorado ou Perfil desancorado e, em seguida, clique em Copiar.
  4. Escreva um nome para o novo perfil de hardware e, em seguida, clique em OK.
  5. Clique no novo perfil, clique em Propriedades, seleccione a caixa de verificação Este computador é portátil e, e seguida, seleccione a melhor descrição para o perfil (o estado de ancoragem do perfil).
  6. Clique em Incluir sempre este perfil como opção no arranque do Window.


Riscos do perfil

Na actualidade, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) fazem parte da vida
das crianças e dos jovens. No entanto, estes utilizam-nas frequentemente sem consciência
dos seus riscos e oportunidades. O uso descuidado e exagerado de tecnologias, como o
telemóvel ou a  Internet, podem pôr em causa a sua segurança e prejudicar a sua
integridade física e psicológica. É elevado o número de jovens que contacta com as tecnologias, não só na escola, mas também em casa.

As redes sociais podem igualmente ter alguns perigos. Crianças e jovens passam horas
no  Hi5, no  Facebook ou no  Myspace, interagindo com conhecidos e desconhecidos, sem
terem noção das vulnerabilidades destes serviços. o problema da recolha de dados pessoais que ficam guardados e podem ser utilizados para os mais variados fins, como por exemplo, para a distribuição de publicidade indesejada. A publicação de imagens nestas redes pode também constituir um risco. Uma análise cuidada permite definir o perfil do utilizador, saber onde vive, o que faz, podendo originar situações
de perseguições, chantagens ou roubo de identidade, como o Phishing.

As TIC entraram na vida das pessoas e vieram para ficar, as TIC têm riscos e oportunidades

"Estudo do instituto politécnico de Bragança"







vantagens e desvantagens da internet

 A Internet é o coração de um novo paradigma socioeconómico, que constitui na realidade a base material das nossas vidas e das nossas formas de relação de trabalho e de comunicação. O que a Internet faz é processar a virtualidade e transforma-la na nossa realidade constituindo a sociedade em rede que é a sociedade em que vivemos
    
A Internet foi um grande passo no desenvolvimento das tecnologias.
As sociedades neste momento são dependentes da Internet. Ao longo dos tempos ela foi-se complementando com o dia-a-dia com os hábitos das pessoas.
O que é necessário observar neste hábito das sociedades, são realmente as vantagens e desvantagens deste fenómeno.







As vantagens sobrepõem-se às desvantagens? Ou será que há mais desvantagens que vantagens?
Vamos então chegar a esta conclusão…
De facto a Internet dá-nos uma amplitude imensa de informação sobre um assunto especifico ou em geral, dá-nos também a possibilidade de grandes pesquisas, podemos escolher o que queremos ver, ler e saber. Dá-nos rapidez na procura em qualquer lugar e em qualquer momento. A Internet não só nos dá a possibilidade de pesquisa de informação como também o poder de interagir em tempo real com qualquer pessoa no mundo inteiro. Existe de facto conhecimento virtual.
As desvantagens vêm contrapor estas afirmações, pois nem todas as informações são credíveis ou verdadeiras o que nos pode levar ao engano.
Existem desvantagens complicados pelo facto de qualquer pessoa ter acesso a ela, principalmente crianças, o sexo, a pornografia, a violência, vendas de drogas ilícitas, de armas e de pessoas e crianças, enfim tudo isto pode ser feito pela Internet. Até que ponto pode ser a Internet um meio credível? Até que ponto não posso afirmar que muitas guerras e muitos problemas sociais não foram e são provocados pela Internet?
Quantas pessoas já se suicidaram pela Internet? Quantas pessoas sofreram de calunias e injurias pela Internet?



Impacto das TIC no quotidiano

As TIC (técnicas de informação e comunicação) na vida de cada um de nós... por onde começar???

Ao longo da história de Portugal as chamadas tecnologias de informação começaram por ser somente os livros  e as cartas, sendo que as pessoas mal sabiam ler quanto mais escrever e utilizar "tecnologias" complicadas. Antigamente a comunicação era passada de boca em boca, e todos comunicavam entre si cara a cara, sendo que poderiam enviar cartas entre si, e estas em pessoais e só diziam respeito aos seus intervenientes (o que envia e o que recebe). Agora isto não acontece, desde a invenção do telemóvel, passando pelo telefone fixo a relação interpessoal diminui drasticamente e chega-se ao ponto de se ter amigos "virtuais", amigos com quem nunca ou iremos dar um abraço ou aperto de mão.O telemóvel é veio facilitar a comunicação entre as pessoas, mas será que a melhorou?Antigamente (antes do telemóvel) as pessoas falavam frente a frente, exprimiam verdadeiramente o que sentiam, era certo que poderiam passar dias sem se falar mas a comunicação não era só verbal era também gestual. Agora, temos acesso a todas as pessoas constantemente, fazendo com que a necessidade de expressar um todo conjunto de emoções passa-se para segundo plano.

É certo que as novas tecnologias facilitam a vida de cada um, como pode exemplo saber o que aconteceu num determinado local sem estar presente nesse mesmo sítio. As tecnologias ajudam-nos diariamente não só na comunicação como na melhoria da qualidade de vida, na melhoria da formação de cada um.

Assim utilizamos as TIC como forma de enriquecermos a nossa "bagagem intelectual" e nos colocarmos na vanguarda das tecnologias, muitas vezes não por gosto pessoal mas por necessidade laboral.
Um exemplo disso são os jovens/estudantes usam as TIC, na sua maioria a internet, para fazer qualquer tipo de pesquisa seja ela lúdica ou não.
No meu caso, as TIC do meu dia a dia são o computador para uso laboral, o telemóvel, e ao fim do dia a televisão e a consulta das últimas notícias na internet.
A Sociedade da Informação esta baseada nas TIC que envolvem a aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição por meios electrónicos, como radio televisão, telefone e computadores, entre outros. Estas tecnologias não transformam a sociedade por si só mas são utilizadas pelas pessoas nos seus contextos sociais, económicos e políticos criando uma nova comunidade global e local a Sociedade da Informação.


A tecnologia e as novas profissões
Os seres humanos possuem uma capacidade  incrível de se adaptarem as mudanças não somente com relação a natureza ao meio ambiente em que nele vive.
Na  ultima década pudemos perceber como a explosão da informática no quotidiano das pessoas transformou o modo pelo qual a sociedade se comunica e com ela se adapta a essa nova realidade.
Toda esta transformação o processo de mudança fez com que o mercado de trabalho impusesse algumas exigências para que os profissionais pudessem ser aceites.
A informática e necessária para a maioria dos cargos disponíveis ,desde lojas de conveniência ate aos mais importantes e complexos cargos nas empresas
Com este processo selectivo vários cargos foram substituídos por maquinas que fazem o mesmo trabalho com menos esforço e custo,sem reclamarem direitos.

Existem diferentes profissões que se modificaram com as novas tecnologias:
 .Pintor de Automóveis
 .Caixa Multibanco
 .Metalúrgico
 .Caixa de supermercado





                          Mulheres, habilidade, soldador perigosas



Caixa de Multibanco


Como funciona o computador

Como funciona o computador?


O computador é sem duvida um instrumento de grande utilidade, começou por ser utilizado para pequenas contas matemáticas e agora é usado para prever comportamentos de conjuntos de células...
Começou por ser gigante, literalmente, ocupando um andar num prédio e agora é algo que podemos colocar dentro das nossas carteiras (para as senhoras), assim temos dois tipos de computador, o chamado computador fixo de secretária (Desktop) e o computador portátil (Portable Computer).

O uso do computador melhorou sem dúvida as nossas vidas, já não somos capazes de viver sem utilizar pequenos computadores como: o telemóvel, a máquina de lavar, o gps, as consolas de jogos, o leitor dvd... entre outros.

No entanto o computador "normal" tem componentes básicas, apesar de o "último grito" hoje ser o modelo obsoleto de amanhã, todos os modelos são compostos por determinadas características melhores ou piores entre si.




PRINCIPAIS COMPONENTES DE UM COMPUTADOR


Um sistema informático é constituido, simplificadamente, por:

  • Unidade Central de Processamento (CPU)
  • Dispositivos de Entrada (Input)
                 como por exemplo: teclado, rato, joystick, câmaras, scanners, microfones...
  • Dispositivos de Saída (Output)
                 como por exemplo: impressora, colunas de som, ecrã, ...
  • Dispositivos de Armazenamento (Memórias)
                 como  por exemplo: disco rígido, pen drives, cartões de memória, discos externos, ...


Não nos podemos no entanto esquecer de dois significados importantes na área informática, o Hardware e o Software.
O hardware corresponde às componentes físicas, peças que o compõem, enquanto que o software é referente a um programa, como por exemplo o Microsoft Windows 7 (um sistema operativo).


Estrutura básica de um Sistema Informático
(considerando apenas o Hardware)

Como funciona o telemóvel

Como funciona um telemóvel?

 


Como muitos aparelhos do dia a dia o telemóvel é um verdadeiro mistério para a maior parte das pessoas.
O telemóvel não passa de um aparelho de rádio que funciona da mesma maneira que um rádio amador.
A diferença esta na frequência para receber e transmitir.
Os telemóveis funcionam num sistema de células.As células são círculos de transmissão que permitem o uso das várias frequências em todas as cidades.
Os telemóveis transmitem/captam informação usando pouca energia, sendo que esta provem das pequenas baterias cada vez mais potentes, mais duradouras e mais pequenas, permitindo assim um reduzido tamanho e peso para o telemóvel tal como o conhecemos nos dias de hoje.

Os telemóveis são dos aparelhos mais complexos e sofisticados que encontramos no dia-a-dia. Para comprimir e descomprimir sinais digitais codificados, têm de processar milhões de cálculos por segundo. No entanto, como máquina, são compostos apenas de alguns componentes. São estes:
  • um microfone microscópico;
  • um altifalante;
  • um mostrador de cristais ou plasma;
  • um teclado;
  • uma antena;
  • uma bateria
  • e uma placa de circuitos.




 









Há 30 anos seria necessário um prédio de vários andares para receber o que agora na palma da nossa mão.
Os telemóveis são aparelhos sofisticados que tem alguns problemas tais como:
  • corrosão interna de alguns componentes por humidade excessiva ou telemóvel molhado;
  • calor extremo, num carro, por exemplo, pode danificar a bateria ou os componentes electrónicos;
  • frio extremo pode causar a perda momentânea do mostrador.


 Lista das abreviaturas mais utilizadas e seus significados:

• - (Menos)
• () (Abraços)
• + (Mais)
• +- (Mais ou menos)
• = (Igual)
• Bjs (beijos)
• c/ (com)
• c/o (como)
• icq (falamos no icq)
• ily ou ilu (i love you (amo-te))
• k (quê)
• lol (a rir alto (laughing out loud em inglês))
• msg (mensagem)
• msm (mesmo)
• ñ (não)
• obg (obrigado)
• p/ (para)
• pq (porque)
• q (que)
• qq (qualquer)
• rotfl (rolling on the floor laughing (rebola-se no chão de riso))
• tb (também)
• tks ou thx (thanks (obrigado))
• x (vez)
• :-) (sorrindo)
• (-: (também a sorrir)
• :) (sorrindo sem nariz)
• :') (chorar a rir)
• :-() (rir de boca aberta)
• 8-) (sorrindo com óculos)
• [:-) (a sorrir com walkman (a ouvir música))
• ;-) (piscar olhos)
• :-* (beijo)
• :-( (triste)
• :'-( (a chorar)
• :-O (espanto) 

Evolução dos meios de comuniucação

O nascimento das Tecnologias de  Informação e Comunicação (TIC) está ligado à vontade de o Homem criar ou tirar vantagens de tudo o que o rodeia. O Homem apreendeu assim a observar o ambiente e a utilizar os seus recursos naturais.



A invenção da escrita facilitou a circulação de informações.




A escrita primitiva permitia conservar informações através de várias gerações.
A imprensa de caracteres móveis foi inventada na Europa no séc.XV , foi um extraordinário meio de difusão da comunicação e da cultura.


Séc XX  foi muito rico em descobertas científicas e tecnológicas, foi o século da mudança na vida de todas as pessoas, a tecnologia deste século melhorou a vida de milhões de pessoas em todo mundo.
Subsistem na nossa sociedade diferentes tipos de comunicação radio que podem ser utilizadas em diversos âmbitos, podendo ir desde o uso na esfera privada, à esfera social e profissional.
Entre as primeiras descobertas destaca-se a rádio em que as ondas de rádio eram reflectidas pela atmosfera.



    

O radar também modificou a maneira de comunicar e consiste em linhas gerais em que uma antena emite ondas electromagnéticas e outra recebe e é fundamental para o tráfego aéreo e marítimo.


O progresso das telecomunicações permitiu lançar satélites para o espaço, são eles que, geralmente, garantem as comunicações televisivas e telefónicas que permitem comunicações por todo o mundo e ao mesmo tempo.

O computador "nasceu" em 1946, foi construído por engenheiros norte-americanos, pesava 30 toneladas e ocupava 140 metros quadrados, foi inicialmente construído para calcular de uma forma exacta a trajectória dos mísseis.


terça-feira, 10 de abril de 2012

E Tudo começou com ...

Este blogue tem como objectivo partilhar informações sobre as várias formas de comunicar e a sua evolução até aos dias de hoje