As TIC (técnicas de informação e comunicação) na vida de cada um de nós... por onde começar???
Ao longo da história de Portugal as chamadas tecnologias de informação começaram por ser somente os livros e as cartas, sendo que as pessoas mal sabiam ler quanto mais escrever e utilizar "tecnologias" complicadas. Antigamente a comunicação era passada de boca em boca, e todos comunicavam entre si cara a cara, sendo que poderiam enviar cartas entre si, e estas em pessoais e só diziam respeito aos seus intervenientes (o que envia e o que recebe). Agora isto não acontece, desde a invenção do telemóvel, passando pelo telefone fixo a relação interpessoal diminui drasticamente e chega-se ao ponto de se ter amigos "virtuais", amigos com quem nunca ou iremos dar um abraço ou aperto de mão.O telemóvel é veio facilitar a comunicação entre as pessoas, mas será que a melhorou?Antigamente (antes do telemóvel) as pessoas falavam frente a frente, exprimiam verdadeiramente o que sentiam, era certo que poderiam passar dias sem se falar mas a comunicação não era só verbal era também gestual. Agora, temos acesso a todas as pessoas constantemente, fazendo com que a necessidade de expressar um todo conjunto de emoções passa-se para segundo plano.
É certo que as novas tecnologias facilitam a vida de cada um, como pode exemplo saber o que aconteceu num determinado local sem estar presente nesse mesmo sítio. As tecnologias ajudam-nos diariamente não só na comunicação como na melhoria da qualidade de vida, na melhoria da formação de cada um.
Assim utilizamos as TIC como forma de enriquecermos a nossa "bagagem intelectual" e nos colocarmos na vanguarda das tecnologias, muitas vezes não por gosto pessoal mas por necessidade laboral.
Um exemplo disso são os jovens/estudantes usam as TIC, na sua maioria a internet, para fazer qualquer tipo de pesquisa seja ela lúdica ou não.
No meu caso, as TIC do meu dia a dia são o computador para uso laboral, o telemóvel, e ao fim do dia a televisão e a consulta das últimas notícias na internet.
A Sociedade da Informação esta baseada nas TIC
que envolvem a aquisição, o armazenamento, o processamento e a
distribuição por meios electrónicos, como radio televisão, telefone e
computadores, entre outros. Estas
tecnologias não transformam a sociedade por si só mas são utilizadas
pelas pessoas nos seus contextos sociais, económicos e políticos criando
uma nova comunidade global e local a Sociedade da Informação.
A tecnologia e as novas profissões
Os seres humanos possuem uma capacidade incrível de se adaptarem as mudanças não somente com relação a natureza ao meio ambiente em que nele vive.
Na ultima década pudemos perceber como a explosão da informática no quotidiano das pessoas transformou o modo pelo qual a sociedade se comunica e com ela se adapta a essa nova realidade.
Toda esta transformação o processo de mudança fez com que o mercado de trabalho impusesse algumas exigências para que os profissionais pudessem ser aceites.
A informática e necessária para a maioria dos cargos disponíveis ,desde lojas de conveniência ate aos mais importantes e complexos cargos nas empresas
Com este processo selectivo vários cargos foram substituídos por maquinas que fazem o mesmo trabalho com menos esforço e custo,sem reclamarem direitos.
Existem diferentes profissões que se modificaram com as novas tecnologias:
.Pintor de Automóveis
.Caixa Multibanco
.Metalúrgico
.Caixa de supermercado
Antigamente só se falava quando se queria, agora somos "obrigados" a comunicar e a usar determinado tipo de meios para podermos ser vistos como normais pela sociedade. Desde que adquirimos um telemóvel somos obrigados a estar sempre disponíveis para o atender, não nos é permitido ficar sem bateria, esquecê-lo em caso ou no carro, ou até perdê-lo, pois se isso acontecer somos "chamados à atenção" por parte dos nossos amigos ou familiares.

Nenhum comentário:
Postar um comentário